FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

ÁLCOOL E FITNESS

Atualizado: 8 de Jul de 2019

Essa semana vou tratar de um assunto bem complexo, polêmico e muitas vezes paradoxal para algumas pessoas. O consumo de bebidas alcoólicas!!!

Não é segredo nenhum que na nossa sociedade, o consumo de álcool é quase que um ritual de socialização e que para alguns grupos, se você não consome álcool, você está excluído do mesmo.

Mas o que acontece quando nós temos que equilibrar o nosso ciclo social, seja comendo coisas fora da dieta e/ou bebendo bebidas alcoólicas, com os nossos objetivos no mundo Fitness?

Neste post em específico, vou fazer diferente do habitual, jovem. Vou primeiro tratar das questões fisiológicas (dividindo em tópicos) do álcool e depois das questões psicossociais.

Vamos lá!!! :)

- Em que se consiste o álcool?

O álcool é um carboidrato modificado, mas, ao contrário dos demais carboidratos, não é convertido em glicose. Em vez disso, ele é transformado em ácido graxo, o que faz com que ele provavelmente seja armazenado como gordura pelo corpo.

Ao contrário dos demais carboidratos que tem 4kcal/g, o álcool tem uma densidade energética maior, 7kcal/g!!!

Então se você está querendo queimar gordura, já deve ter percebido que o álcool é “um tiro no pé” dentro da sua estratégia, não é mesmo, jovem maroto marombeiro, porém baladeiro e cachaceiro? :P

- Quais são os efeitos colaterais do álcool?

O álcool é um depressor do sistema nervoso central. Em comparação com outras substâncias, o álcool apresenta uma das menores proporções entre dose eficaz e dose letal. Em outras palavras, a diferença entre a dose que deixa uma pessoa bêbada e uma dose que a mata é muito baixa!!!

Mas por que não morrem mais pessoas por consumo de álcool Fábio?

Porque o estômago é sensível ao álcool e o rejeita através do vômito!!!

Quem nunca acordou com o estômago todo revirado e sensível, com aquele delicioso “gosto de cabo de guarda-chuva” depois de uma noite de porre!?

Em grandes quantidades, o álcool causa a perda de minerais e vitaminas essenciais para a performance física, como a tiamina, vitamina B6 e cálcio.

Além disso, o consumo regular e excedente de álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado. Então, se você é um jovem que faz uso de alguns recursos ergogênicos que são metabolizados no fígado, pense muito bem antes de tomar um porre.

- De que modo o álcool afeta o desempenho físico?

Como o álcool é um depressor do sistema nervoso central, faz com que você perca micronutrientes importantes para o desempenho físico e ainda desidrata o organismo consideravelmente. Ele prejudica o equilíbrio, a coordenação motora, a força em todas as suas manifestações e a resistência aeróbia.

OK. Acredito já ter coberto a maior parte dos efeitos fisiológicos do álcool, e desta maneira, ter te mostrado motivos suficientes para parar de consumir, ou ao menos, consumir bem moderadamente as bebidas alcoólicas.

Agora vamos às questões psicossociais.

Como mencionei no início deste post, o consumo de álcool é quase um ritual na nossa sociedade.

Alguns grupos mais radicais excluem pessoas que não consumam álcool. Você já deve ter ouvido aquela brilhante e genial frase: “Não confio em quem não bebe”.

Se você tem objetivos ambiciosos no mundo fitness, utopicamente, jovem, você deveria se isolar dessas pessoas e “se fechar” em um grupo de pessoas que tem os mesmos objetivos que você. Sendo o “advogado do diabo”, vou usar uma frase feita para o outro lado agora: “Se você quer ser bem sucedido, junte-se aos bem sucedidos”.

Quando você “se fecha” em um grupo que tem objetivos em comuns aos seus, a tendência é que seu caminho fique mais fácil. As pessoas te ajudam a seguir no caminho certo e vise e versa.

Mas Fábio, eu gosto dos meus amigos cachaceiros, o que eu faço então?

Bom jovem, eu falei que aquela atitude era utópica, lembra?

O “grande lance” é o respeito mútuo entre as partes. O que eu quero dizer com isso?

Você não enche o saco de ninguém porque eles são sedentários e cachaceiros e eles não te enchem porque você vai ficar na água ou coca-zero a noite toda. Certo?

No meu caso, por uma questão de afinidade, inclusive pelo meu estilo de vida, tanto por objetivos no meu shape, quanto pela rotina pesada de trabalho que eu tenho. Acabei me isolando naturalmente das pessoas, de forma que “me fechei” com minha namorada, minha família, meus alunos e um seleto grupo de amigos.

Minha namorada e minha família não são nada chegados ao mundo fitness, mas apesar de eles não viverem essa realidade e não compreenderem o porque pra mim isso é importante, eles me apoiam e me respeitam, pois sabem que independentemente do porque, isso é realmente importante pra mim.

De maneira análoga, eu os respeito e apoio, aceitando que para eles as prioridades de vida são outras!!!

Já meus alunos e amigos estão, em sua grande maioria, alinhados com o meu estilo de vida.

Agora jovem, pelo amor de Deus, não me venha com esse papinho “mela cueca” de que você quer ter resultados ambiciosos mas não vai parar de “encher a cara”, porque isso é indecisão. Você ainda não decidiu o que é quer pra você, e enquanto você não pagar o preço, jamais terá o que quer.

Se você é desses, aceite o resultado que conseguir e fique feliz com isso. Talvez um resultado mais modesto como um “corpo de praia”, se sua genética permitir que mesmo bebendo você mantenha uma qualidade razoável, seja a solução pra você.


Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!


Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Grande abraço e sucesso!!!




0 visualização
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.