FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

5 FORMAS DE TREINAR ALÉM DA FALHA CONCÊNTRICA

Atualizado: 24 de Jun de 2019

Eae Jovem, beleza!?


Hoje vou citar 5 formas de passar a bendita Falha Concêntrica nas séries dos seus treinos. Se você não sabe o que é Falha Concêntrica presta muita atenção agora que isso não é só fundamental para você entender este artigo, mas também para você atingir qualquer resultado satisfatório na musculação e implementar de maneira correta qualquer protocolo de Treinamento de Força.


A Falha Concêntrica é uma das falhas momentâneas que o músculo sofre, na verdade, ela é a primeira delas. Ela se define pela falta de capacidade do músculo gerar força, e desta forma gerar um torque, suficiente para vencer o torque gerado pela força proveniente da resistência (peso), impossibilitando assim, e a origem e a inserção do músculo motor se aproximarem.


Não entendeu nada? Não tem problema, vou explicar da forma mais simples possível. É quando você não consegue mais levantar o peso. Mais fácil, né? ;)


Se você quiser saber mais sobre a Falha Concêntrica, o tio Fábio já escreveu um artigo só sobre ela (https://www.projetokingsize.com/post/falha-concêntrica).


Pois bem, mas existe alguma forma de irmos além dela, tio Fábio!? Claro, jovem!!! O tio não acabou de dizer que ainda tem mais 2 falhas depois dela?


Mas agora chega de ficar falando sobre conceitos e vamos para a parte prática!!!

Na verdade, nós vamos falar de algumas Técnicas de Intesidade. Quer saber mais sobre Técnicas de intensidade? Baixe nosso E-book “PROJETO KING SIZE: Guia da Hipertrofia”(www.projetokingsize.com/e-book) é TOTALMENTE GRÁTIS!!!


1 - Repetições Forçadas


A primeira é a mais óbvia. Repetições Forçadas. Essa é, talvez, a Técnica de Intensidade mais utilizada nas academias. Muitas vezes sem os próprios usuários se darem conta de que estão a utilizando.

Ela consiste em, quando você chegar à Falha Concêntrica Momentânea, um parceiro de treino ou treinador, ajudá-lo a realizar repetições extras fazendo apenas força suficiente para que você consiga continuar as repetições.


2 - Repetições Parciais


A técnica de Repetições Parciais, originalmente, se consiste em após atingir a falha concêntrica momentânea, continuar fazendo repetições com amplitude articular reduzida.

Isto ocorre porque, apesar do músculo estar exaurido o bastante para não conseguir realizar repetições completas, ainda há energia e força o suficiente para continuar movimentos parciais onde o torque da resistência é menor e/ou a capacidade de gerar força da musculatura é mais alta.


3 - Roubo


A ideia aqui é você começar a realizar os exercícios com a execução perfeita e ir adicionando vantagens mecânicas assim que a Falha Concêntrica for sendo atingida.

Para exemplificar vamos usar a rosca direta.

Primeiro você começa realizando as repetições controladas. Quando a força não for mais suficiente para continuar a série, você acelera o peso no início da fase concêntrica (neste caso, quando o braço está esticado) pois assim você quebra a inércia e acelera o peso na parte onde o músculo tem a maior capacidade de geração de força e também onde a resistência (peso) tem o menor braço de alavanca. Atingindo mais uma vez a Falha Concêntrica, você adiciona ao trabalho outros músculos que não deveriam ser treinados, para desta forma, continuar a série. Por exemplo quebrar a inércia com o deltoide anterior. Por último se adiciona o balanço do corpo para continuar o movimento até a última Falha Concêntrica.


4 - Drop-Sets


O Drop-Set é uma Técnica de Intensidade muito popular.

Ela se consiste em realizar o máximo de repetições possíveis com um determinado peso, quando a Falha Concêntrica for alcançada, diminui-se o peso e continua-se fazendo a série.

O protocolo de Drop-Set que mais utilizo é o de 3x(8-12), ou seja, realiza-se de 8 a 12RM, diminui-se o peso, realiza-se mais 8 a 12RM, diminui-se o peso novamente e realiza-se mais 8 a 12RM. Particularmente, utilizo a diminuição de 40% da sobrecarga em cada “drop”.

Desta forma o Trabalho Mecânico realizado é aproximadamente 96% maior em cada série!


5 - Drop-Sets Físico


Ela é a mesma ideia do Drop-Set, mas no Drop-Set Físico nós não mexemos no peso e sim na alavanca.

Como assim?

Por exemplo, você está fazendo uma elevação lateral, assim que você atingir a Falha Concêntrica, você dobra os braços, isso faz com que o braço de alavanca da resistência (peso) diminua, consequentemente, o torque é menor e o movimento se torna mais fácil de ser executado e você consegue realizar mais repetições.

Pois bem, jovenzitos queridos, estas são 5 maneiras de você continuar o trabalho além da Falha Concêntrica. Existem outros métodos para fazer isto e também existem dezenas de Técnicas de Intensidade que você pode utilizar para deixar os seus treinos com uma Carga de Treino (Intensidade vezes Volume de Treino) maior!!!

Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!

Se inscreva na página do Facebook (www.facebook.com/projetokingsize), no canal do Youtube (www.youtube.com/fabiorocamora), Instragram(@projetokingsize) e fique sempre por dentro das novidades!!!

Grande abraço e sucesso!!!

Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.

0 visualização
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.