FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

5 problemas de saúde que a musculação pode te ajudar

Quando pensamos em musculação logo imaginamos homens fortes e musculosos e mulheres com o físico bem atlético, mas uma coisa que você deve se atentar é que a musculação vai muito além da estética! Musculação é excelente para a saúde!


Dúvida? Então fica comigo até o final desse artigo que eu vou te mostrar 5 problemas de saúde que a musculação pode te ajudar a resolver, ou pelo menos, atenuar.


1 - DOR NAS COSTAS


Esse é um problema muito comum que atinge milhares de pessoas, principalmente nos

dias de hoje onde muitas pessoas passam horas trabalhando sentadas, muitas vezes de forma prejudicial.


Pois bem, quando nós trabalhamos a força e a estrutura da musculatura da região lombar e dos eretores da espinha como um todo, e também trabalhamos o equilíbrio muscular entre os eretores da espinha e os abdominais e o equilíbrio muscular dos adutores da escápula e os abdutores, este problema é resolvido ou muito atenuado.


Ao longo da minha carreira já tive oportunidade de ajudar centenas de alunos que finalmente deram adeus às dores nas costas depois de um programa de treinamento visando o equilíbrio muscular geral e mobilidade articulares.


É muito comum pessoas que sofrem com dores na lombar não treinarem estas musculaturas por medo e é aí que está o grande erro.


Pense na sua lombar como uma criança mimada que quanto mais você poupá-la de suas obrigações, mais ficará mimada, ou seja, quanto mais você não treinar, mais ela vai doer.


2 - Controlar a diabetes TIPO 2


Pouca gente sabe mas a musculação é a melhor maneira de você ajudar o seu corpo a baixar os níveis de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade a insulina. Desta forma, é um forte aliado para quem sofre da doença.


Além disso, quando você ganha massa muscular (a musculação é a melhor atividade para isso) você melhora ainda mais a sua sensibilidade à insulina.

Tudo isso estamos falando dos fatores fisiológicos, mas não menos importante, estão os fatores psicológicos.


Ao longo de anos como Personal Trainer e Fitness/Bodybuilding Coach notei algo intrigante e curioso sobre muitos de meus alunos e Coachees. Muitos só conseguem manter uma alimentação equilibrada se estiverem treinando!


Ora, sabemos que a parte mais importante do controle da Diabetes é a alimentação, logo, o treinamento da musculação mais uma vez dá um reforço para os pacientes desta condição.


3 - ajuda na prevenção do câncer e esteatose hepática (gordura no figado)


Alguns estudos vem sugerindo que quando a gordura intra-visceral (entre os órgãos) está muito elevada, o corpo tem uma maior probabilidade de desenvolver câncer pois começa a ser produzida em maior número uma proteína que pode desencadear o processo cancerígeno, a FGF-2.


Como o treinamento de musculação ajuda o indivíduo a perder gordura, aliado a um planejamento alimentar, ele pode reduzir significativamente o acúmulo da gordura intra-visceral (inclusive no fígado) e assim diminuir expressivamente a produção da FGF-2.


4 - Ajuda a prevenir doenças cardíacas


Quando se pensa em saúde cardiopulmonar logo se pensa nos exercícios aeróbios. O que pouca gente sabe é que os exercícios resistidos, como a musculação, são excelentes para o seu coração também!


Dentre dos benefícios estão:


· Melhora o perfil lipídico (Nível do colesterol)

· Diminuição da Pressão Arterial

· Aumento do VO2



5 - prevenir a perda óssea (Osteopenia e osteoporose)


Quando se pensa em saúde cardiopulmonar logo se pensa nos exercícios aeróbios. O que pouca gente sabe é que os exercícios resistidos, como a musculação, são excelentes para "brecar" o avanço da perda mineral óssea que leva a osteopenia e posteriormente à osteoporose. Quando nós fortalecemos nossos músculos nós fortalecemos nossos tendões que ligam nossos músculos nos ossos e com isso fortalecemos toda a estrutura corporal.


Então se você está no início da perda óssea, corre para a sala da musculação! Tenho certeza que daqui a alguns anos você vai me agradecer.


Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do FBR FITNESS CENTER.

Assine nosso site para não perder nenhum conteúdo. É grátis! Nos siga nas redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram).


Aula ao vivo todas quinta-feira às 20h no YouTube.


Quer ganhar massa muscular extrema!? Conheça o GUIA DE HIPERTROFIA EXTREME.




© 2020 por FBR FITNESS. 

Politica de Privacidade | Termos de Uso