FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

AGONISTA-ANTAGONISTA

E ae Jovenzito, beleza?

Hoje eu vou falar sobre uma Técnica de Intensidade muito utilizada e, que, particularmente, acho muito interessante para a fase de cutting, Agonista-Antagonista ou em alguns lugares isso é chamado de Superséries (embora eu entenda que supersérie é outra coisa).

Mas para começo de conversa, vamos entender O QUE é de fato, biomecanicamente, agonista e antagonista.

Para exemplificar o tio vai pegar uma articulação bem simples e apenas 1 grau de liberdade.

Vamos analisar o cotovelo:

O cotovelo se movimenta em apenas um plano (1 grau de liberdade, ou seja apenas com a angulação do cotovelo você descreve a posição) em um sentido ou em outro. Temos assim a flexão e a extensão do cotovelo (Existe a supinação e a pronação também, mas vamos desconsiderar por motivos didáticos ;) ).

Como os músculos só se contraem (eles não "empurram" só "puxam") precisamos de músculos diferentes para realizar a flexão e a extensão do cotovelo. Chamamos esses músculos de Músculos Motores do Movimento Articular. Em última instância, normalmente, analisa-se apenas os Músculos Motores Primários do Movimento Articular (MMP) e não os secundários ou acessórios.

Músculos Motores Primários (MMP) da Flexão do Cotovelo: Bíceps Braquial, Braquial Anterior, Radiobraquial.

Músculos Motores Primários (MMP) da Extensão do Cotovelo: Tríceps Braquial, Ancôneo.

Para simplificar, ainda mais, vamos deixar como todo mundo conhece:

Flexão de Cotovelo: Bíceps.

Extensão de Cotovelo: Tríceps.

Agora fica fácil de analisar.

Quando estamos fazendo uma Flexão de Cotovelo, dizemos que o músculo AGONISTA é o BÍCEPS e o ANTAGONISTA é o TRÍCEPS (pois o bíceps "puxa" a Flexão de Cotovelo e o tríceps é o músculo responsável pelo movimento contrário).

Quando estamos fazendo uma Extensão de Cotovelo, dizemos que o músculo AGONISTA é o TRÍCEPS e o ANTAGONISTA é o BÍCEPS (pois o tríceps "puxa" a Extensão de Cotovelo e o bíceps é o músculo responsável pelo movimento contrário).

Jovenzito do meu coração, não fala pro tio que o bíceps é agonista na fase concêntrica da rosca direta e o tríceps é agonista na fase excêntrica que o tio tem um infarto!!!

A análise de agonista e antagonista é SEMPRE na fase concêntrica do movimento (só pra lembrar, fase concêntrica é quando o músculo vence a resistência e excêntrica quando é vencido pela resistência. Na rosca direta, por exemplo, quando a barra sobe é a fase concêntrica e quando ela desce é a fase excêntrica).

Agora que você já sabe o que é agonista e antagonista na biomecânica vamos a técnica propriamente dita.

A técnica Agonista-Antagonista se caracteriza por você exercitar os MMP's de um dos sentidos do movimento e sem descanso exercitar o outro.

Por exemplo:

Rosca Direta com Tríceps Testa, sem descanso ou com descanso após uma série de cada um deles.

A ideia é que você estaria descansando um músculo enquanto trabalha o outro, fazendo com que o stress muscular seja o mesmo, mas com uma Carga de Treino Global muito maior.

O Agonista-Antagonista legítimo seria onde só realizássemos movimentos articulares contrários (Extensões com Flexões, Aduções com Abduções, etc) mas na prática não é o que acontece.

Normalmente dividimos essa técnica da seguinte forma:


Bíceps/Tríceps Peito/Costas Quadríceps/Posterior de Coxas

Essa técnica não deve ser feita por alunos iniciantes, pois se você se lembra do post que o tio fez "COMEÇANDO COM O PÉ DIREITO", o sistema nervoso dos iniciantes mandam estímulos para todo o segmento, assim o antagonista atrapalha o agonista no trabalho. Caso você que é iniciante insista em utilizar essa técnica, poderá atrasar sua evolução, atrasando as adaptações neurais que "separam" o recrutamento dos músculos.

Agora que você tem mais esse conhecimento, use-o a seu favor!!!

Até mais!!! ;)

Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!


Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Grande abraço e sucesso!!!

333 visualizações

© 2020 por FBR FITNESS. 

Politica de Privacidade | Termos de Uso