top of page
FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

[AULA 1] Como Começar a Montar uma Dieta | Nutrição | FBRFITNESS.com | Fábio Rocamora



Vamos conhecer um pouco mais sobre os nutrientes, e a função de cada um no nosso organismo de forma geral e simples.

NUTRIENTE é qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo e compõe os diversos tipos de alimentos. Eles são divididos em MACRONUTRIENTE E MICRONUTRIENTES.

Os macronutrientes são divididos em: PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS (GORDURAS).


MACRONUTRIENTES

PROTEÍNAS

As proteínas são compostos orgânicos formados por aminoácidos que atuam como enzimas (catalisador de reação química), no sistema imunológico, no transporte de oxigênio e nutrientes, na construção de tecidos, estruturas e músculos, hormônios, entre outros.

Elas podem ser de origem animal e vegetal, sendo que as de origem animal são mais completas e contém todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo, por esse motivo são chamadas de proteínas de alto valor biológico (PAVB). Fontes importantes de proteína animal são: ovos, carne bovina, carne suína, frango, peixe, leite e derivados.

Já as proteínas vegetais, são mais simples e não contém todos os aminoácidos essenciais. Fontes importantes de proteína vegetal são: leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha), quinoa, trigo, soja, tofu.

Cada grama de proteína tem o valor energético de 4kcal e a quantidade disponível em cada alimento varia conforme origem, peso e qualidade.


CARBOIDRATOS

Os carboidratos são compostos orgânicos que ao serem digeridos e transformados em glicose geram energia para o nosso corpo e o que sobra é armazenado em forma de glicogênio ou estocado como gordura no tecido adiposo.

Eles são divididos em CARBOIDRATOS SIMPLES que ao serem ingeridos são absorvidos rapidamente, provocando um pico glicêmico no sangue e provocando fome entre os intervalos das refeições. Algumas fontes de carboidratos simples são: pães e massas de farinha branca, doces, mel, balas, arroz branco, refrigerante, açúcar.

E em CARBOIDRATOS COMPLEXOS quais possuem baixo índice glicêmico e são absorvidos mais lentamente no nosso organismo, gerando saciedade por mais tempo, como os cereais integrais, farinhas integrais, batata doce, mandioca, inhame.


LIPÍDIOS

Os lipídios são compostos orgânicos que se dividem em gorduras, ceras, esteróis, vitaminas lipossolúveis (como as vitaminas A, D, E e K) e os fosfolipídios.

É a nossa segunda fonte de energia e também são responsáveis pela manutenção da temperatura corporal, produção de hormônios, e componentes de membranas.

Cada grama de lipídio tem o valor energético de 9kcal e alterações na estrutura e qualidade podem variar conforme o consumo e preparo dos alimentos.

Algumas fontes de lipídios são: gema de ovo, abacate, óleos vegetais e animais, azeite e oleaginosas.


MICRONUTRIENTES

Os micronutrientes são divididos em: VITAMINAS e SAIS MINERAIS. São indispensáveis na manutenção do organismo e tem diversas funções fisiológicas. As principais fontes são: frutas, legumes, verduras, carnes, leites, ovos e cereais.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page