FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

CINTURÃO LOMBAR, COMO USAR?

E ae Jovem!!! Beleza!?

Atendendo a um pedido de uma curtidora da página do Facebook, o post dessa semana vai ser sobre os cinturões de proteção da região lombar ou "o cinturão dos campeões", como muita gente pensa que é!!! Hehehehe.

Para o que serve o cinturão lombar?

A resposta é meio óbvia, não é mesmo, jovem?

EXATAMENTE!!! Para proteger a lombar.

O que não é tão óbvio é o mecanismo pelo qual o cinturão faz isso.

A maioria das pessoas pensa que ele protege a região lombar "calçando" a mesma. Então uma vez colocado o cinturão, você estaria protegido. Como uma luva por exemplo. Se você colocou a luva, sua mão está protegida.

Mas aí que está o engano, não é assim!!!

O cinturão lombar ajuda a manter a coluna na posição anatômica através do aumento da pressão intratorácica, ou seja, aumentando a pressão interna "do seu tronco" ele estabiliza a sua coluna.

Olha um exemplo bem esdrúxulo, daqueles que o tio AMA, só pra você entender a ideia.

Imagina que a sua coluna é uma régua dessas de escola. Quando você aperta ela nas bordas contra o centro, fazendo assim uma compressão, ela tende a flexionar (em resistência dos materiais damos a isso o nome de flambagem). Agora imagina que você está comprimindo as pontas, mas vem alguém e aperta o meio da régua, ela fica mais estável e firme, não é?

Essa é mais ou menos a ideia do cinturão de lombar.

Então agora que você já sabe como ele funciona vem a pergunta, como se usa o cinturão?

Para que ele faça o seu trabalho eficientemente, o cinturão precisa estar BEM apertado, de tal maneira que ele realmente aumente a pressão intratorácica (só para constar aqui, uma outra maneira muito mais "primitiva" de aumentar a pressão intratorácica é a utilização da manobra de Valsalva, embora essa técnica tenham outras consequências fisiológicas e possivelmente anatômicas. Talvez eu aborde o assunto em outro tópico).

Usando o cinturão corretamente você mal consegue respirar, tendo que soltá-lo entre as séries.

Então, jovem, diante disso você vê que alguns amiguinhos que usam o cinturão o treino todo como se fosse o "cinturão dos campeões" estão cometendo um engano, pois estão com a ideia de que apenas o fato de estarem com o cinto está protegendo a sua lombar.

E pra quais exercícios e situações o cinturão é útil?

Bom, ele é útil para situações onde você está com uma sobrecarga muito elevada, bem próxima da sobrecarga de 1RM(Uma repetição máxima) e para exercícios onde haja carga axial de compressão (compressão da coluna) ou cargas que gerem um momento fletor na coluna por algum braço de alavanca (embora haja outras técnicas para minimizar esse esforço da coluna).

Para ser mais prático e trazer para a realidade da musculação:

Alguns exercícios que geram carga axial de compressão: Agachamento, Desenvolvimento, etc.

Alguns exercícios que geram momento fletor: Rosca direta, Elevação Frontal, etc.

Muitas vezes você vê pessoas utilizando o cinturão no supino...

Jovem, supino não tem carga axial. O supino tem carga radial e a força normal do banco nas costas do indivíduo, anula qualquer momento fletor que poderia ser gerado.

Ah tio Fábio, mas a minha lombar dói no supino.

OK, jovem. Mas aí é por uma questão antropométrica onde suas pernas são curtas demais para manter sua lombar confortável no banco. Não tem absolutamente nada a ver com carga axial.

Bom jovem, agora que você possui mais esse conhecimento use-o a seu favor!!!


Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!

Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Consultoria pelo Whatssap (11) 99638-4382


Deixe seu comentário, dúvidas ou sugestão para sabermos como podemos sempre melhorar nosso trabalho e trazer informações que sejam realmente relevantes!!!


Grande abraço e sucesso!!!

0 visualização
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.