FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

COMO SABER SE ESTOU REALIZANDO OS EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO CORRETAMENTE?

Eae Jovem, Beleza?

Professor Fábio Rocamora aqui para tirar mais uma dúvida de um dos guerreiros que nos seguem e fazem parte do TIME FBR FITNESS e que talvez seja uma dúvida sua também.

A dúvida é “COMO SABER SE ESTOU REALIZANDO OS EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO CORRETAMENTE?

Jovem, você me conhece e eu gosto de ir direto ao ponto. A resposta dessa questão é bem técnica, densa e talvez precise de complementos que não cabem em apenas um post, mas vou tentar responder da melhor maneira possível.

Ah, um aviso. Se você espera uma solução mágica que não requeira esforço e dedicação para ler, entender e executar, infelizmente, este post não é pra você.

São 4 perguntas que precisamos ser feitas e respondidas nessa ordem para que cada exercício com o máximo de eficiência possível.

1- QUAL O GRUPO MUSCULAR A SER TREINADO?


Para você saber se está fazendo um exercício corretamente você tem que saber primeiramente qual o grupo muscular prioritário que você deseja trabalhar com aquele exercício e se vai ter ênfase em alguma porção específica deste grupo muscular (note que eu estou falando apenas da execução biomecânica do movimento e não de como treino foi montado e qual a predominância do estímulo).


2- QUAIS MOVIMENTOS ARTICULARES QUE AQUELE GRUPO MUSCULAR É RESPONSÁVEL?


Uma vez que você tem consciência do que vai ser trabalhado, você vai precisar saber qual ou quais os movimentos articulares este músculo é um MMP (Músculo Motor Primário).

Por exemplo, você quer treinar o peitoral maior. Quais os movimentos articulares que o peitoral maior é MMP? A Flexão de Ombros (porção clavicular do peitoral maior ou porção superior) e Flexão Horizontal de Ombros (porção esternal ou porção inferior do peitoral maior). Podemos escolher o sentido do vetor de força também para alternar o foco principal da porção, como por exemplo, o supino inclinado, que mesmo tento a Flexão Horizontal de Ombros na composição, dá uma ênfase maior na porção clavicular pelo sentido do vetor de força.


3- QUAL EXERCÍCIO POSSUI AQUELE MOVIMENTO ARTICULAR EM SUA COMPOSIÇÃO?


Depois que você identificou estes movimentos, nós vamos escolher os exercícios que tenham estes movimentos em sua composição. No nosso exemplo, eu posso escolher o supino (composto por Flexão Horizontal de Ombros, Extensão de Cotovelo e uma Abdução da Cintura Escapular. A Abdução da Cintura Escapular nós não deixaremos ocorrer para que não haja um maior trabalho do deltóide anterior, afinal, queremos trabalhar o peitoral, lembra?). Sabendo quais são exatamente os movimentos articulares você vai saber como executar perfeitamente cara um deles.

4- VOU USAR OU NÃO TÉCNICAS PSICOMOTORAS?


Depois que você já tem tudo isso, nós vamos escolher, dependendo do objetivo, se vai utilizar alguma técnica psicomotora ou não. Técnicas psicomotoras são técnicas que envolvem como você vai pensar para executar o movimento.

Para exemplificar, vamos escolher usar uma na execução do supino. Vamos escolher a técnica de juntas os cotovelos. Toda vez que formos executar a fase concêntrica do movimento pensaremos em unir nossos cotovelos e toda vez que formos realizar a fase excêntrica imaginaremos como se o peso quisesse afastar nossos cotovelos e nós vamos determinar a velocidade que esse afastamento vai ocorrer (controlando assim a cadência de movimento na fase excêntrica). Essa técnica faz com que a ênfase no peitoral seja maior, pois diminui o trabalho da Extensão do Cotovelo.

Legal, Fábio! Gostei! Como eu faço para aprender mais sobre Biomecânica?

Bom jovem, estudando, esse é único jeito.

Existem muitos livros e cursos excelentes! Um desses cursos é o meu curso de Biomecânica que está dentro da plataforma FBR FITNESS CENTER.


Outra idéia é você contratar alguém que analise os seus movimentos para você. Existem vários profissionais excelentes para te auxiliar com os seus treinos.

Você pode contratar um bom personal trainer que vai te corrigir e te ensinar os movimentos corretos ao longo do treino ou você pode contratar um bom Coach que entenda de biomecânica, que deixe um canal para tirar dúvidas aberto e filmar seus treinos para que ele veja e corrija seus movimentos pelos vídeos.

Nas minhas consultorias como Coach, eu deixo disponível para meus alunos sempre o canal de dúvidas onde tiro todas elas, inclusive a de movimentos de musculação.

Se você tiver interesse em conhecer meu trabalho de Coaching você pode acessar meu Instagram (@coachfabiorocamora).

É isso jovem! Gostou desse post? Deixa seu comentário aí e me fala que tipo de conteúdo você quer ver por aqui!


Está com alguma dúvida? Deixa seu comentário que sera um prazer te responder.

Assine nosso site para não perder nenhum conteúdo. É grátis!

Nos siga nas redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram).

Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach, Bodybuilder, fundador da FBR FITNESS e idealizador do FBR FITNESS CENTER.

0 visualização
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.