FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

FALHA CONCÊNTRICA

Atualizado: 7 de Jul de 2019


Quando falamos em números de repetições e protocolos de treinamento das manifestações da Capacidade Física Força (leia "OS TIPOS DE FORÇA"), estamos falando de repetições máximas. Estamos falando de qual faixa de repetição ocorrerá a falha concêntrica momentânea (aquele ponto que por mais força que você faça, você não consegue realizar mais repetições).


Se não chegarmos à falha concêntrica, não há o menor sentido em pensarmos em número de repetições, jovem.


Imagine alguém que consegue levantar 100kg no supino, porém essa pessoa coloca 10kg e realiza 3 repetições. Essa pessoa treino sua força máxima?

Claro que não, né jovem maroto?


Se fosse assim, ficar grande e forte seria fácil!!!


Esse exemplo é um tanto quanto absurdo, mas é verdadeiro e traduz bem essa realidade.


O que mais vejo nas academias é gente pegando pesos que conseguiria realizar 20 repetições, mas fazendo 12 porque o objetivo é hipertrofia.

Assim não da, né!?


Já entre as pessoas que treinam mais a sério, um dos erros mais comuns que eu vejo, é a pessoa começar cada exercício "poupando" força para as séries futuras.

A pessoa põe um peso que ela consegue fazer 15 repetições e realiza nas 3 séries até 12 repetições e apenas falha de verdade na ultima série.


Quando isso ocorre, você desperdiçou trabalho das 3 primeiras séries e só aproveitou de verdade a ultima. Se eu fosse seu treinador eu anulava essas 3 primeiras séries e fazia você fazê-las de novo!!!


É preferível que você tenha que baixar o peso para continuar falhando dentro da faixa de repetições desejadas, do que ficar "poupando força" pras séries futuras.

Uma regra simples é: Se você esta fazendo o mesmo número de repetições com o mesmo peso em todas as séries, jovem, tem algo muito errado ai!!!

Ou você esta “poupando” forças, ou esta descansando demais entre as séries, de qualquer forma, a intensidade cai. A não ser que você seja alguém excepcional e tenha um condicionamento físico diferenciado. “Aliens” infelizmente não são meu departamento. :(


Brincadeiras a parte, pode sim haver algumas pessoas que isso ocorre, porém é bem raro.


O tempo de descanso que acho mais interessante e que sempre uso é, 1 minuto. Um minuto não é nem tempo demais a ponto de deixar a intensidade do treino cair e nem tão pouco tempo a ponto de impedir que você realize um número de repetições considerável na próxima série.


Então jovenzito, a próxima vez que for treinar, lembre-se: Se não falhou, não conta!!!


Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!


Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Grande abraço e sucesso!!!




570 visualizações

© 2020 por FBR FITNESS. 

Politica de Privacidade | Termos de Uso