FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

FALHA EXCÊNTRICA (FALHA TOTAL)

Atualizado: 8 de Jul de 2019

Atendendo a pedidos, hoje vou falar sobre a falha muscular excêntrica.


No ultimo post falamos de 5 Maneiras de Treinarmos além da Falha Concêntrica. Mas o que ocorre depois de atingirmos a Falha Concêntrica? Será que se formos além da Falha Concêntrica teremos uma lesão? Para responder estás e outras dúvidas de vocês, eu escrevi este texto.

Bom jovem, para começar a falar sobre Falha Muscular Excêntrica, o tio Fábio tem que falar como nós dividimos os exercícios de contração dinâmica em duas fases, concêntrica e excêntrica.

A fase concêntrica (também chamada de fase positiva) consiste na parte do movimento em que o torque exercido pelo músculo vence o torque exercido pelo peso. Em outras palavras, a fase concêntrica é a fase onde o músculo se encurta e "você levanta o peso".

A fase excêntrica (também chamada de fase negativa) consiste na parte do movimento em que o torque exercido pelo peso vence o torque exercido pelo músculo. Em outras palavras, a fase excêntrica é a fase onde o músculo se estende e "você abaixa o peso".

Agora que você já fez a lição de casa, vamos ao que interessa. ;)

A falha concêntrica ocorre quando você não consegue mais levantar o peso, ou seja, quando seu músculo não tem mais força para gerar um torque que vença o torque exercido pela força peso da resistência.

Analogamente, a falha excêntrica, que ocorre após a falha concêntrica, ocorre quando você não consegue mais controlar a fase negativa do movimento, ou seja, quando seu músculo não tem mais força para gerar um torque suficiente para anular a aceleração angular da articulação que o torque exercido pela força peso da resistência tende a fazer (T=aI).

OK, eu fui bem preciosista na explicação, mas vou traduzir para você:

A falha excêntrica ocorre quando você não consegue fazer com que o peso desça de maneira controlada. =)


É obvio que a diferença do trabalho mecânico e, principalmente o estresse muscular, usando a abordagem de treinamento para atingir a Falha Excêntrica é brutalmente maior do que a abordagem de atingir somente a Falha Concêntrica.

Mas então por que não a utilizamos com muita frequência?

Jovem, em primeiro lugar, quando você treina dessa maneira por um período muito longo e sem o planejamento de uma periodização, é muito provável que você se lesione em algum momento.

Segundo, você precisará de um treinador ou parceiro de treino com um mínimo de experiência e força para realizar a Técnica de Intensidade "Repetições Forçadas" ou "Negativa Forçada" para atingir essa falha muscular total.

Terceiro, para se fazer necessário esse tipo de abordagem, você tem que estar em um nível de condicionamento físico, consciência corporal e maturidade muscular considerável.

Quarto, você tem que calcular muito bem as cargas de treino (pelo amor de Deus, jovem. pela milionésima vez, carga de treino não é o peso que você usa!!! :o ) para que você não entre em overtrainning.

Então é isso jovem, agora que você já tem mais esse conhecimento, use-o a seu favor!!!

Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!


Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Grande abraço e sucesso!!!




0 visualização
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.