FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

Falhas Musculares

Fala Jovem, beleza!?


O tio Fábio já falou sobre Falha Muscular Concêntrica e Falha Excêntrica, mas hoje vamos revisar e dar uma geral novamente sobre quais são as falhas musculares!


Quando submetemos nossos músculos a um trabalho este irá fadigar e cedo ou tarde perderá sua capacidade de gerar força. A rapidez com que isto ocorrerá depende da intensidade que o trabalho solicita ao músculo. Quanto mais intenso for o trabalho, mais rápido o músculo irá entrar em Fadiga Momentânea e falhará em sua capacidade de gerar força.


A Falha Muscular Momentânea pode ser Fadiga Central ou Fadiga Periférica.


Caso exista um interesse maior de saber sobre vias metabólicas e energéticas, fica aqui o meu convite para você se inscrever nos cursos “PROJETO KING SIZE: Fisiologia do Exercício para Bodybuilding” e “PROJETO KING SIZE: Bioquímica para Bodybuilding”.


Existem 3 tipos de Falhas Musculares Momentâneas: Falha Concêntrica, Falha Isométrica e Falha Excêntrica ou Falha Total. Elas ocorrem nesta mesma ordem.


Falha Concêntrica


A Falha Concêntrica é definida pelo grau de exaustão muscular onde o músculo não consegue mais gerar um torque suficiente para vencer o torque exercido pela resistência. Em outras palavras, é quando o seu músculo não consegue mais “levantar” o peso sozinho.


Esta é a Falha Muscular que usamos para definir o conceito de Repetições Máximas (RM) e assim, definirmos os Protocolos de Treinamento de Força.


Falha Isométrica


A Falha Isométrica é definida pelo grau de exaustão muscular onde o músculo não consegue mais gerar um torque igual a o torque exercido pela resistência. Em outras palavras, é quando o seu músculo não consegue mais manter o peso em uma posição estática sozinho.


Falha Excêntrica


A Falha Excêntrica ou Falha Total é definida pelo grau de exaustão muscular onde o músculo não consegue mais gerar um torque suficiente para controlar a Fase Excêntrica do movimento. Em outras palavras, é quando o seu músculo não consegue mais controlar o conjunto peso e o conjunto peso-membro entra em “queda livre”.


Mas por que é tão importante você saber sobre as falhas musculares? por que o tio Fábio bate tanto nesta mesma tecla?


Porque treinamento físico, no nosso caso, musculação visando adaptação fisiológica, principalmente hipertrofia muscular é fundamental que geremos o máximo de estresse possível e não tem nada que gere mais estresse do que atingir as Falhas Musculares.


O ideal, jovem, é que você atinja a Falha Concêntrica em todas as séries de todos os exercícios e, talvez, as Falhas Isométricas e Excêntricas em algumas delas em alguns treinos.

0 visualização
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.