FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

COMO TREINAR COM LESÕES

Atualizado: Abr 14

Lesões são uma das as piores coisas que podem acontecer durante sua preparação. Elas vão atrasar a sua evolução e são incômodas e doloridas durante o seu dia a dia.

É óbvio que ninguém quer ter uma lesão, né jovenzito. Mas a pergunta que vale 1 milhão é: O que fazer para ter certeza que você não terá lesões? Devo aquecer? Devo alongar?

E a resposta é triste e desanimadora: Nada!!! Porque nada vai garantir que você fique imune às lesões!!!

Meu Deus, Fábio!!! O que eu faço agora da minha vida!?

Calma, jovem, o tio Fábio falou que não tem como você ficar imune às leões, mas tem sim, como você diminuir a ocorrência delas!!!

Ufa!!! Então quer dizer que se eu aquecer vou ajudar a evitar as lesões?

Não!!! O aquecimento serve para você chegar ao pico de performance do seu treino mais rápido, mas não para prevenção de lesões.

E se eu me alongar? Vou prevenir as lesões?

Também não!!! O alongamento serve para você trabalhar flexibilidade, e em alguns tipos de estratégias como o FST7, "afrouxar" a fáscia (pelo menos teoricamente...).

Mas então Fábio, o que eu faço para evitar lesões!?

O único meio eficaz de verdade de você evitar lesões, jovem marombeiro maroto que não quer se machucar, é você ter uma técnica de execução perfeita!!! ;) Note que eu disse EVITAR e não ficar imune às lesões. Infelizmente lesões acontecem mesmo você tendo uma técnica de execução impecável nos exercícios.

OK. Eu tenho uma técnica impecável nos meus movimentos, mas infelizmente ocorreu uma lesão. O que eu faço agora, Fábio!?

Bom jovem, a primeira coisa é analisar a gravidade da lesão e o grau de comprometimento que ela causa. Para isso nada melhor do que você passar em consulta com um ortopedista. E lembre-se, caso ele te passe sessões de fisioterapia, faça-as até o fim.

Em casos mais graves pode haver até a necessidade de intervenção cirúrgica.

Depois que você está ciente da sua situação, pare de treinar o músculo, articulação ou área lesionada. Sua saúde e integridade física vem sempre em primeiro lugar.

O que!?!?!? Parar de treinar!? Eu não posso parar de treinar, Fábio!!! Você ta bem loco!? Bebeu!? Eu dependo disso para meu sustento e investi pesado pra chegar até aqui!!!

Bom jovem, se você não pode MESMO parar de treinar, ai a coisa muda de figura. O tio Fábio vai te ajudar a não "se matar" na academia!!! =)

Vamos lá,

Guia de sobrevivência para treinar lesionado:

É importante salientar que você deve tentar o passo 1, se não obtiver sucesso, tente o passo 2, se não obtiver sucesso, tente o passo 3 e assim sucessivamente.

Passo 1: Mude o ângulo da contração muscular.

Passo 2; Procure movimentos articulares que treinem o músculo alvo sem você sentir dor, ou pelo menos sem você sentir aquela dor que você está "vendo" que agrava sua lesão.

Passo 3: Restrinja a amplitude de movimento.

Passo 4: Diminua a sobrecarga para que o movimento não agrave a lesão. Neste caso você pode usar e abusar de técnicas de intensidade como "Rest And Pause" ou mudar o estilo de treino para "Super Slow".

Passo 5: Diminua a sobrecarga e restrinja a amplitude de movimento.

Passo 6: Troque o treino dinâmico por treinos isométricos.

Passo 7: PARE DE TREINAR!!!

É importante que você sempre tenha em mente que se você quer chegar ao seu objetivo, você precisa chegar lá inteiro.

Se você quer ir longe nesse mundo, principalmente se você for um atleta, você precisa cuidar bem da sua principal ferramenta de trabalho. VOCÊ MESMO!!!

Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!


Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Grande abraço e sucesso!!!


0 visualização
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.