FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

MECANISMOS DE GANHO DE FORÇA

Atualizado: 13 de Jul de 2019

Você já passou pela experiência de estar treinando pesado, comendo bem, descansando devidamente e mesmo assim ficar um período estagnado no ganho de massa muscular, por mais longe que você esteja de seu limite natural?

Aposto que a grande maioria de vocês, jovens, respondeu positivamente a essa pergunta.

Se você nem está ganhando massa muscular, nem Força, provavelmente está treinando de uma forma que seu corpo já está acostumado e não tem porque se adaptar fisiologicamente.

Mas se você está ganhando Força, isso é completamente natural, jovem.

Isto ocorre porque a hipertrofia muscular não é o único mecanismo de ganho de Força.

Não!? :o

Não, jovem, por isso que às vezes você vê pessoas "magras" porém extremamente forte, e também algumas pessoas com massa muscular muito bem desenvolvida, que apesar de serem muito mais fortes que pessoas que não treinam, são menos fortes que outras pessoas que treinam mas são menores que elas.

O tio Fábio vai te explicar direitinho essa história agora. ;)

Existe um outro mecanismo de ganho de Força importantíssimo que é a adaptação neural. Seu cérebro recruta seus músculos através da sinapse dos neurônios com a placa motora do músculo.

Os músculos possuem milhares de fibras musculares, só que nem todas elas estão aptas a serem recrutadas, ou seja, nem todas elas conseguem ser utilizadas durante a contração muscular, por isso, seu organismo cria novos caminhos para recrutar mais fibras musculares, gerando assim mais Força.

Na verdade, esse mecanismo de ganho de Força ocorre antes do mecanismo de hipertrofia por 2 motivos:

1 - É mais fácil para seu organismo fazer adaptações neurais do que sintetizar proteínas para engrossar as fibras musculares. 2 - Manter a massa muscular que foi sintetizada é muito "caro" para o organismo.



Gráfico de Ganho de Força x Tempo

Mas Fábio, como eu faço para ter a hipertrofia? Afinal, eu quero é ficar monstrão!!!

Calma jovenzito, a hipertrofia vai acontecer...

Ufa!!!

Alguma hora...

Ahn!?

Na verdade, apesar da maior parte da adaptação neural ocorrer logo no começo do treinamento, esses mecanismos são intercalados, ora o organismo faz adaptações neurais, ora cria sarcômeros em paralelo (hipertrofia miofibrilar) para aumentar a Força.

Por isso, você conseguirá hipertrofiar seus músculos seguindo, de maneira correta, qualquer protocolo de treino. Porém existe um protocolo especifico que otimiza a hipertrofia, o tão famoso protocolo de hipertrofia (Leia o post do tio Fábio "HIPERTROFIA. POR QUE DE 8 A 12!?", ou assista os vídeos do canal "PROTOCOLOS DE TREINAMENTO" parte 1 e 2). :P

Existem estratégias para acelerar o período de adaptação neural, a fim de voltar à hipertrofia o mais rápido possível. Mas isso é um outro assunto. ;)

Então é isso jovem, agora que você conhece os 2 principais mecanismos de ganho de Força use essa informação a seu favor na hora de montar sua periodização!!!

Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!


Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Grande abraço e sucesso!!!





0 visualização
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.