MUSCULAÇÃO E LEVANTAR PESO É A MESMA COISA?
Atualizado: 26 de Jun de 2019
Toda vez que entro em alguma academia vejo alguns "carinhas" com a barra do supino lotada de anilhas de 20kg e descendo 2 ou 3 centímetros.
Mas que P**** é essa, jovem?! Isso é um exercício ou um espasmo muscular?!
O que essas pessoas estão fazendo é levantar peso, e da maneira mais ineficaz possível.
A proposta da musculação, seja qual for o seu objetivo, não é levantar pesos!!!
"Como não, Fábio?! Eu levanto peso todo dia na minha academia de musculação!!!"
Sim, jovem, você levanta peso, mas a proposta da musculação é estressar o músculo para que ocorra aumento de Força, hipertrofia e aumento do gasto calórico (falarei dos mecanismos de aumento de gasto calórico em outro post), o "levantar pesos" é o meio pelo qual você estressa a musculatura desejada.
Para que a musculação atinja com o máximo de eficiência o objetivo de estressar o músculo, todos os movimentos devem ser executados com a melhor técnica possível.
"Ah, entendi, pra ficar monstrão é só pegar dois cotonetes e fazer os movimentos biomecanicamente perfeito!!!"
Não, jovem, também não é assim. Lembre-se que seu corpo é feito para sobreviver, e este só vai se adaptar caso seja realmente necessário, ou seja, se o seu treinamento exigir tal adaptação.
"Eu quero que meu corpo se adapte, como que eu escolho o peso então?"
Mais uma vez, você tem que escolher o peso mais "pesado" que você conseguir realizando os movimentos corretos, o quão pesado é isso, vai da faixa de repetições onde você quer que ocorra a falha concêntrica (lembra do post das manifestações de Força e o post de Hipertrofia?! ;)).
"Como assim a falha concêntrica, Fábio?! Que raio é isso?!"
Simplificando as coisas, se você planejou fazer uma série de 8 a 12 repetições, você deve conseguir realizar APENAS um numero que esta entre 8 e 12. Se você só conseguir realizar menos que 8 repetições, o peso está muito pesado, se você conseguir realizar mais do que 12 repetições, o peso está muito leve.
"Mas nunca é interessante levantar muito peso e deixar um pouco de lado a técnica correta?"
Sim, as vezes é. Porém, para 90% das pessoas, isso é interessante somente em alguns pontos específicos da periodização ou casos excepcionais, como uma lesão, por exemplo.
Até mais pessoal!!!
Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.