FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

OS PERIGOS DA MUSCULAÇÃO E TREINAMENTOS DE FORÇA

Atualizado: 31 de Out de 2019


Ontem lembrei de uma reportagem no “DOMINGO ESPETACULAR” que participei, que mostrava o caso de uma jovem que caiu ao realizar o “Abdominal Invertido” erroneamente em uma academia em São José do Rio Preto.

Lembrei também, da filha de uma de minhas alunas, que lesionou gravemente a musculatura da região lombar ao começar a praticar Crossfit.

Anos atrás um fisiculturista experiente morreu em um banco de supino após ter tentado realizar o exercício com uma sobrecarga muito alta, a barra escapou de sua mão e caiu em cima de sua caixa torácica.

Mais recentemente, há uns 4 ou 5 anos, uma professora de musculação estava treinando pernas sozinha em um horário em que a academia estava fechada ao público e ficou presa embaixo da barra do agachamento e veio a óbito sufocada.

Diante desses episódios, comecei a refletir e perceber que o Treinamento de Força, apesar de ser divertido e prazeroso, não é uma brincadeira e não deve ser tratado como tal.

A melhor forma de evitar, ou pelo menos minimizar as chances de que ocorra um acidente grave, é contar com a presença e ajuda de um treinador ou parceiro de treino.


Sempre que vou realizar exercícios como supino ou agachamento com muito peso, peço ajuda de algum colega ou amigo, quando não estou com meu personal. Sim, eu sou especialista em Treinamento Físico mas também tenho personal. Você já viu algum dentista fazendo o canal do próprio dente?

Na MINHA opinião, é impossível chegar a falha concêntrica sozinho nesses exercícios, pois um movimento a mais pode ser aquele que você vai ficar preso de baixo da barra (eu já fiquei preso 2 ou 3 vezes quando era mais novo e aprendi a minha lição).

Outro fato que acho interessante comentar aqui é o risco de lesões. Você sempre deve colocar o máximo de peso que você aguenta para realizar o número alvo de repetições, porém a técnica de execução deve estar perfeita do começo ao fim. Isso vale tanto para stressar seu músculo (leia “MUSCULAÇÃO E LEVANTAR PESOS É A MESMA COISA?”) como também para minimizar o risco de lesões.

É óbvio, que por mais perfeita que seja sua técnica de execução, SEMPRE haverá o real risco de ocorrer uma lesão, muitas vezes por fadiga, daí uma das grandes importâncias de uma periodização bem feita.

Já que estamos falando de lesões, uma das atividades que mais ocorrem lesões, infelizmente, é o Crossfit. O Crossfit é uma atividade física muito boa e muito divertida para seus praticantes, ela trabalha muitos movimentos complexos e várias capacidades físicas em conjunto. Porém na MINHA opinião, você tem que ter uma estrutura física muito boa pra começar a pratica o Crossfit. Não acho que seja uma das melhores ideias começar a praticar Crossfit como primeira atividade de Treinamento de Força, mas como eu já disse, essa é somente a minha opinião.

Eu já sofri uma série de lesões ao longo dos meus 20 anos de treinamento. Algumas mais graves , outras nem tanto. Mas o fato é que ter uma lesão além de ser um risco a sua saúde e integridade física, é um atraso no seu progresso, porque você terá que fazer tudo adaptado à sua bendita lesão, uma vez que você não pode parar de treinar se quiser manter e/ou evoluir seus ganhos.


Eu escrevi um artigo onde passo um passo-a-passo para treinar com Lesões. Clique no vermelho para ir para o artigo.

Agora eu queria saber de você jovem.

  • O que você acha desses exercícios que andam na moda, como por exemplo o “Abdominal Invertido”?

  • Você se sente seguro treinando supino e agachamento sozinho?

  • Você normalmente treina com um treinador ou parceiro de treino?

  • O que você achar do crossfit e de começar por ele como primeiro treinamento de força?

  • Você já sofreu alguma lesão treinando?


Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!


Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Consultoria pelo Whatssap (11) 99638-4382


Deixe seu comentário, dúvidas ou sugestão para sabermos como podemos sempre melhorar nosso trabalho e trazer informações que sejam realmente relevantes!!!


Grande abraço e sucesso!!!

0 visualização
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.