FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

PRÁTICA VS TEORIA

Atualizado: 7 de Jul de 2019


Observando certas discussões na internet e afins, depois de escutar muita "abobrinha" e babaquice de ambos os lados, resolvi dar meu parecer sobre essa questão, que ao meu ver, assombra e atrasa a evolução do mundo Fitness e da Educação Física em geral.


Ultimamente, está na moda alguns acadêmicos "descerem a lenha" no que muitos atletas fazem em suas preparações. Em resposta a essas críticas, muitos atletas e fãs, falam da inutilidade da teoria e dos estudos científicos.


Está claro, pelo menos para mim, que temos dois extremos nessa "guerra" sem sentido. De um lado, temos "ratos de academia" que fazem aquilo há anos, e fazem porque realmente funciona pra eles. Do outro lado, temos "almofadinha de banco de faculdade" que sabem tudo de teoria, tem "trocentos" mestrados, doutorados e afins, mas nunca "colocaram seus músculos contra o ferro" de verdade.


Jovem, pelo amor de Deus, eu não estou falando de forma alguma que todos os atletas não sabem de teoria e nem que todo estudioso nunca treinou. Estou falando que temos dois extremos e que no meio, existem pouquíssimas pessoas fazendo a "ponte" e obtendo o melhor dos dois mundos.


Existe muita gente competente e que faz bem essa "ponte" por ai sim, mas infelizmente, são minoria frente à multidão de pessoas do mundo Fitness e Educação Física.

Pois bem, jovem, caso você não saiba, o tio Fábio, além de professor de Educação Física, também é engenheiro e vai mostrar pra você de modo fácil e simplificado como surge a teoria das coisas e como elas se adaptam à prática.


Em engenharia, normalmente, observamos um fenômeno, analisamos e estudamos o mesmo e então o modelamos matematicamente.


O modelo matemático serve para que possamos prever com uma precisão razoável o resultado de nossas ações. Em outras palavras, se você tem um modelo matemático bem feito e fidedigno, você consegue prever com segurança aceitável o que vai acontecer quando você for implementar o seu projeto na prática.


Você já viu alguém construir um prédio ou um motor sem fazer cálculos e projeto?

Pois bem, agora vamos voltar ao que interessa que é a musculação.


Na musculação, nós observamos a prática, estudamos as respostas (adaptações físicas) aos estímulos (treino e atividades) e criamos a teoria.


Agora, jovem, fala pro tio Fábio o que acontece se a teoria não corresponde a prática.

EXATAMENTE!!! Essa porcaria de modelo que você fez ta ERRADO!!!

Mas o que acontece quando a prática não tem teoria? Aí é um pouquinho mais complexo de responder, mas vamos lá!!!


Se a prática não tem uma teoria bem feita por trás, mas ela funciona, ela continuará funcionando naquela situação em específico. O que eu quero dizer com isso? Para aquele indivíduo, naquelas condições de nutrição, para aquela fase da preparação, etc.

Mas então Fábio, o que há de errado se continua funcionando?


Você viu o quanto de parâmetros tem que ser constantes para que continue funcionando? Bom jovem, aí que está, se os parâmetros mudarem, pode ser que continue funcionando, mas pode ser que não!!!


Não seria muito melhor você ter alguma coisa que se adapte a todas as situações e que sirva como um recurso que você tem a sua disposição para utilizar a hora que achar mais propícia?


É ai que entra um estudo teórico bem feito!!!


Nós NUNCA podemos esquecer do princípio mãe de todos os princípios do treinamento: A INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA!!!


Vamos voltar ao exemplo que o tio Fábio deu do modelo matemático. Você leu né, jovenzito? Se não leu, vai voltar pra casa com uma cartinha pra sua mãe assinar. ;)

Imagine que o seu modelo matemático é 100% fidedigno e preciso, mas agora, você não vai mais fazer isso na Terra, você vai fazer em Marte!!! E agora!?


Se você tem uma teoria bem sólida por trás, você adapta o seu modelo e "Voilá!!!", seu modelo funciona e você começa a prever novamente o que vai acontecer!!!

Para você ver como o princípio da individualidade biológica é realmente poderoso, quando você troca de indivíduo, é como se você trocasse de planeta. Alguns terão massa, aceleração e outras condições bem próximas a da Terra. Outros completamente diferente.


Quer um exemplo concreto do que estou falando? Então o tio Fábio vai pedir pra você fazer uma liçãozinha de casa!!! =)


Vamos analisar grandes nomes do fisiculturismo: Arnold Schwarzenegger, Mike Mentzer , Phil Heath, Branch Warren, Kai Greene, Lee Priest, Kevin Levrone, Shawn Ray, e muitos outros, a lista seria praticamente infinita!!!


Dê uma olhada nos treinos deles (pode até olhar as dietas também) e você descobrirá algumas similaridades e outras diferenças "gritantes"!!!


Mas são todos campeões!!!


O que ocorre é que eles descobriram a "fórmula mágica" PARA ELES!!!

Pelo amor de Deus, jovem, para de ficar procurando treino de Mr. Olympia na internet para seguir igual!!!! Ache o treino que funciona prá VOCÊ!!! Se você não souber fazer isso, contrate alguém que saiba (ou compre o curso que o tio Fábio vai lançar, o "PROJETO KING SIZE: Treinamento Físico para Bodybuilding 2.0").


Pra finalizar a história, vamos acabar com essas discussões babacas de qual tem mais valor: Prática ou Teoria. As duas se COMPLETAM!!! Não são opostas!!!


Prática sem teoria é "navegar no escuro sem carta de navegação", você pode chegar à uma praia maravilhosa ou pode entrar no meio de uma tempestade e afundar.


Teoria sem prática, é "inutilidade erudita", o que adianta você descobrir a cura do câncer se ela não "sair do papel" e não salvar ninguém?


Espero que este texto, mesmo que você não concorde, tenham feito você refletir.


Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!


Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Grande abraço e sucesso!!!

0 visualização
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.