FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

SUBINDO O NÍVEL

Atualizado: 13 de Jul de 2019

Resolvi escrever alguns posts sobre os "níveis" de evolução de quem adentra o mundo da musculação. Serão 3 posts.

Estes e o primeiro ("COMEÇANDO COM O PÉ DIREITO") são destinadas a quem está começando no mundo da musculação. No post passado falei de quem começou a praticar a musculação e está no comecinho, hoje vou escrever pra quem já está um degrau acima e tem objetivos mais ambiciosos e leva o treinamento realmente a sério.

No post passado estava contando um pouquinho da minha história para ilustrar como são as coisas para quem está começando. Então vamos voltar a historinha do tio Fábio de onde nós paramos:

Quando eu estava com 19 anos eu já era apaixonado por treino e academia, porém mais uma vez me vi estagnado. Foi ai que o tio Fábio começou a estudar o assunto musculação.

Comprei o livro do mestre Arnold Schwarzenegger ,"A Enciclopédia da Musculação e Fisiculturismo", que apesar de ser quase 100% empírico, é um EXCELENTE livro e me ensinou muita coisa. Conheci e adentrei o lindo e maravilhoso mundo dos suplementos (jovem, isso foi no início dos anos 2000, já existia suplementos, mas não com essa variedade e opções de produtos e marcas que temos hoje), comecei a suplementar com BCAA e Albumina. Foi nessa época também que entrei na graduação em Educação Física.

Com os novos conhecimentos adquiridos, agora fazendo uma dieta razoavelmente bem montada e suplementando, comecei a evoluir rapidamente. Minha evolução era tão rápida (em 6 meses sai dos 38cm de braço para 42cm!!!) todos viravam e apontavam na minha cara e falavam "Você está bombando!!!".

Jovem, é horrível ser acusado de alguma coisa que você não fez, mas eu sempre tentei levar tudo da forma mais leve possível e aceitava aquilo mais como um elogio do que como uma crítica.

Acredito que um dos segredos de eu ter evoluído tanto e tão rapidamente foi que eu realmente acreditava, do fundo do meu coração, que era possível chegar onde eu queria sem uso de esteroides anabolizantes. Afinal, no livro, o próprio autor falava que nunca tinha usado esteroides (sim, eu era bem ingênuo, mas isso me mostrou o poder que a nossa mente tem em acreditar em alguma coisa).

No decorrer do tempo fui evoluindo mas não tão rapidamente, lembro que consegui ir até os 45cm de braço e 92kg naturalmente.


Tio Fábio com 19 anos.



Depois disso fiquei mais de um ano estagnado nisso. Foi quando terminei a graduação e me matriculei na pós graduação de Musculação e Condicionamento Físico.

O resto da história fica pro próximo post onde vou me dirigir para quem está no nível de "pagar o preço que tem que ser pago" para atingir seus objetivos.

Agora que você já ta entediado e com sono de toda essa historinha que o tio contou, vai lá no banheiro, lava o rosto pra acordar e vamos pro que realmente interessa!!!

DIRETRIZES PARA ATLETAS INICIANTES:

1 - ESTUDE!!! Estudar é fundamental para você saber o que está fazendo!!!

Lembre-se sempre, jovem, que existem 3 pilares de uma estratégia bem sucedida: O que fazer, Por que fazer e Como fazer.

2 - Use sempre o princípio do choque!!!

Seu corpo foi feito para sobreviver, se não for indispensável para ele se adaptar, ele não vai!!!

Nunca deixe seu corpo se acostumar com um tipo de treino, um tipo de dieta, etc.

3 - Existe uma coisa que se chama princípios do treinamento. Não faça nenhum treino que não esteja alinhado com esses princípios, por mais bonitos que eles possam parecer visualmente.

4 - Esqueça a ideia de ganhar massa muscular e definir ao mesmo tempo.

Você consegue ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo? Sim.

De forma satisfatória? Muito provavelmente NÃO.

5 - Use suplementos a seu favor.

Você sempre quis usar suplementos? A hora é agora!!!

Mas nunca se esqueça de que os suplementos tem que fazer parte de sua dieta!!!

É completamente possível ter resultados EXCEPCIONAIS com uma dieta bem estruturada e sem suplementação, mas é quase impossível você ter resultados satisfatórios com suplementação e uma dieta precária.

6 - Não use anabolizantes. Você acabou de começar treinar sério e entender como as coisas funcionam, ainda tem muita lenha pra queimar, não tente cortar caminho.

Vai existir a hora que, dependendo do seus objetivos, os recursos ergogênicos serão necessários, mas pode ter certeza que não é agora!!!

7 - Se você não está sabendo fazer uma coisa, procure alguém que saiba!

Já disse isso no post passado e repito. Você acha que um bom profissional é caro? Experimente a ignorância...

Eu mesmo gastei "rios de dinheiro" que poderiam ter sido muito mais bem investidos se eu soubesse o que fazer em alguns períodos do meu treinamento.

8 - TREINE O SEU TREINO!!! Treinos genéricos não são o melhor para você.

9 - Descanse muito bem. O descanso é parte fundamental dos resultados.

Vejo muita gente errando em treinar demais e/ou negligenciando o descanso.

Lembre-se que treinar demais é tão ruim quanto treinar de menos e é no descanso que nós ficamos mais fortes.

10 - Ache um bom parceiro de treino ou, de preferencia, treinador.

É fundamental que você tenha alguém que você possa contar para te ajudar em alguns exercícios para que você consiga tirar o máximo de proveito deles.

Bom, jovem, é isso que você precisa saber para subir o nível do seu treinamento.

Agora vá lá e arrebente tudo na academia!!!

Quer saber mais sobre como começar de fato a fase do treinamento voltado para a Hipertrofia? Baixe nosso E-book "PROJETO KING SIZE: Guia de Hipertrofia"!!! É Grátis!!! (www.projetokingsize.com/e-book).

Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!

Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Grande abraço e sucesso!!!

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram

© 2020 por FBR FITNESS.