FBRFITNESS (1).png
animation (4).gif

TREINO PARA DEFINIÇÃO

Atualizado: 7 de Jul de 2019

Jovem, você já ouviu, "pra trincá é de 15 a 20 repetição!!!"?

Pois bem, será que existe um número de repetições pra hipertrofiar e outro para definir!?

Para começarmos a pensar nisso, vamos entender o que é definição.

Definição muscular, meu amigo, nada mais é do que uma massa muscular considerável com uma baixa quantidade de gordura ou baixo %BF(Body Fat) como se fala por ai. Ahhhhhh Fábio! Agora entendi "tudin"! Se é pra perder gordura o treino definição não precisa nem de musculação! É só fazer aeróbico que ta feito!

Vai nessa, jovem!

Primeiro que você esqueceu da primeira parte da frase, "massa muscular considerável". Se você deixar de fazer musculação, pode dar adeus para uma boa parte da sua massa muscular que foi conquistada a duras penas, diga-se de passagem.

Beleza, Fábio! Já que você falou que preciso fazer musculação, eu fui pesquisar na "internerds" e li lá num site que a resposta da sua primeira pergunta do post é afirmativa!


Devo fazer séries de 15 a 20 repetições pra ficar "trincadasso"!

Bom, jovem, pode até ser, mas será que é a melhor opção?

Vamos pensar um pouquinho no que o tio Fábio falou em alguns posts atrás! Você se lembra do post que eu escrevi sobre hipertrofia, onde eu falava que usualmente utilizávamos a faixa de 8 a 12 repetições porque é nela que teoricamente fica o maior trabalho mecânico!?

Ótimo! Vai ganhar uma estrelinha do tio Fábio por ter feito a lição de casa! ;)

Agora vamos pensar:

Mas que raios é trabalho mecânico?

A definição de trabalho mecânico é: "O Trabalho mecânico é a energia transferida para um sistema pela aplicação de uma força ou momento de força sobre o sistema ao longo de determinado percurso ou movimento de rotação."

Você leu a palavra energia na definição, jovem?

Você lembra do meu post sobre dieta e as variáveis inseparáveis, onde eu dizia que para perder peso e/ou gordura você precisa estar em balanço energético negativo?!

Ahhhhhh Fábio! Então quer dizer que se eu treino na faixa de 8 a 12 repetições, eu gasto mais energia (trabalho mecânico maior) e assim é mais fácil aumentar o meu déficit energético?

Muito bem, jovem! É isso mesmo! Mas ainda não para por ai!

A musculação é muito boa para aumentar a nossa taxa de metabolismo basal, pois quanto mais massa muscular, maior o seus custo de manutenção para se manter vivo! Além disso, lembra do post da "Santa Trindade" que eu escrevi, onde eu falava que logo após o treino sua condição física piorava? Então, para se recuperar, o corpo aumenta o consumo de oxigênio pós esforço (EPOC), o que faz com que seu metabolismo fique acelerado após a sessão de treino, aumentando ainda mais o seu gasto energético!

Poxa! Que legal, Fábio! Mas então quer dizer que o treino de ganho de massa e de definição não tem diferença nenhuma?

Sim e não, jovem.

A intensidade que a gente imprime ao treino é a mesma, porém existem algumas estratégias interessantes para você utilizar em um treino de definição que aumentam mais ainda o EPOC, como por exemplo, a pausa ativa ou treinos agonista-antagonista. Mas essas técnicas de intensidade, e algumas outras, eu vou deixar para falar melhor em outro post.


Eu sou o Professor Fábio Rocamora, Personal Trainer, Coach e Bodybuilder fundador da FBR FITNESS e idealizador do PROJETO KING SIZE.


Quer saber mais?


Se cadastre no nosso site e receba todas as novidades!!! é Grátis!!!


Se inscreva na página do Facebook , no canal do Youtube , Instragram e fique sempre por dentro das novidades!!!


Confira nossos curso do PROJETO KING SIZE, se cadastrando você tem acesso a materiais GRATUITOS EXCLUSIVOS!!!


Grande abraço e sucesso!!!




699 visualizações2 comentários

© 2020 por FBR FITNESS. 

Politica de Privacidade | Termos de Uso